sexta-feira, 31 de julho de 2020



140º dia de recomeço do blog


#racismo e desconhecimento#

Depois de procurar opinião entre africanos de vários países, vi que não há acordo. Para uns é negro e preto é uma cor, para outros gostam de ser identificados como pretos.
Mais um homem português "com muita melanina" foi morto em Lisboa com óbvias agravantes de racismo. "Vai para a tua terra", "Hei-de-te matar". "Tenho lá armas do ultramar".

Não é o primeiro e infelizmente não será o último. Num país onde o Presidente do maior partido da oposição afirma que não há racismo, que é de se esperar?

Andei em Lisboa no Lycée Français Charles Lepièrre desde o jardim infantil até entrar na Faculdade. Inicialmente na parte francesa, mais tarde na franco portuguesa e por fim na portuguesa em que só o francês continuava ao nível de França.

Na parte inicial, francesa, tive inúmeros colegas de muitos países, filhos de diplomatas na maioria. Nas fotografias de turma a que tenho acesso não vejo nenhum preto.

Puxo pela memória, a partir dos meus 7 anos, turma de alunos portugueses. Não me lembro de ter alguma colega preta. Tive sim filhos de Goeses.

Na Faculdade de Medicina devia haver algum mas nunca na minha turma.

Já como médica pedopsiquiatra tive na equipa 2 colegas , ele não sei a origem familiar, ela era de Moçambique e veio fazer preparação e voltou para lá quando terminou.

Ela fez o estágio comigo. Assistiu às minhas consultas, observações e intervenções familiares. 
Todas as crianças brancas tiveram uma reacção semelhante. Entravam e mesmo conhecendo-me olhavam para ela de forma fixa e ficavam caladas. Tive sempre de intervir dizendo qualquer coisa como "estás admirada por eu estar com uma pessoas que ainda não conheces", sem me referir à cor mas abrindo a comunicação.
Com as famílias constatei uma intervenção muito paternalista para com ela. Nunca como uma igual.

Esta situação fez-me pensar que as pessoas não estão habituadas a ver nalguns postos pessoas de pele preta ou castanha. O  comum é verem pessoas pobres, em trabalhos pouco qualificados, ou mesmo pobres.

Na televisão, a mais das vezes, aparecem os mais pobres, com conflitos entre eles ou não. São raros os que aparecem com profissões diferenciadas e, claro ainda mais raramente com lugares de destaque.

A reacção das minhas/os doentes mostra bem o desconhecimento e estranheza perante o outro, diferente. Também intolerância.

Desde há anos que a proibição de recolher dados sobre a "raça" e a religião tornam-nos menos conhecedores da população em Portugal, portugueses ou residentes.
Questiono-me se estas regras não foram verdadeiramente racistas. Há que revê-la com urgência.