quinta-feira, 2 de julho de 2020



110º dia de recomeço do blog

#histórias de família#


Há muitos anos...
As casas antigas pombalinas eram construídas com uma gaiola de madeira, anti-sísmica porque aguentava movimentos e energia de tracção e compressão. Este tipo de construção começou a ser realizado depois do tremor de terra de 1755. Dava-se um salto e a casa tremia.

Em 1969 houve grande um tremor de terra em Lisboa, 7,5 da escala de Tichter que durou 1 minuto. Eu estava a dormir, fui acordada e levada pelos meus pais para uma obreira de uma porta principal. Lembro-me do barulho das portas de ferro do elevador a abanar, terrível barulho e da despedida por morte que o meu Pai antecipou e felizmente não aconteceu.

Julgo que esta fragilidade do meu Pai, "tirou-me o chão". Fiquei com um enorme medo, sentia pequenos abanões de terra que confirmava pelas notícias de que tinha havido mas que não eram quase insensíveis ao ser humano.
Andei assim uns meses, cheguei a tomar uns comprimidos para me acalmar. E depois, passou.

Não morreu ninguém mas muita gente ficou sem casa. 

O pânico revelou que muita gente dormia nua, pois a fugiam de casa para a rua ou telhado e estavam em pêlo.
Uma parturiente mais a parteira também fugiram para a rua.
Que terá acontecido a esse bebé?