quinta-feira, 23 de julho de 2020



132º dia de recomeço do blog

#Incêndios. E a prevenção?#

Tenho andado bastante pelas autoestradas e estradas interiores nestes últimos meses de desconfinamento.  Tem-me chamado a atenção para os imensos terrenos sem limpeza.

Um destes dias fiz a estrada Minde-Fátima e impressionaram-me os terrenos sem limpeza, onde que pinheiros e eucaliptos, fetos enormes e outros vegetais secos cobriam todo o espaço! 

Eu que tive de gastar uma pipa de massa para limpar um terreno, que ninguém quer comprar e só dá despesa!
E quem são os donos daqueles?

Hoje ao vir na A2, autoestrada do norte, comecei a ver uma coluna enorme de fumo ao longe, ali por altura de Ourém. pouco depois labaredas que chegavam ao asfalto. A polícia obrigava os carros a saírem da autoestrada e virarem para Torres Novas, impedindo assim a passagem na A2 entre Torres Novas e Fátima. Tive sorte, eu vinha no sentido norte sul e passei embora saiba que pouco depois foi fechado também.

Estariam os terrenos de Ourém, confirmei depois ter acertado na localização, também ao abandono e sem limpeza? Como resolver este problema dos fogos que nos assola todos os anos se a prevenção não é feita?