sexta-feira, 10 de julho de 2020



119º dia de recomeço do blog


A máscara não tapa tudo. Ficam os olhos, mais velhos mas que mantém a expressão.

Ia na rua desta "aldeia" e ouço dizer depois de passar por 2 mulheres a cortarem silvas. "aquela é a Magda, não é?".

Virei-me. A Margarida tem 81 anos, viúva. Estava com a filha quase de 50 anos, professora que esteve a trabalhar nas aulas que durante o confinamento foram dadas pela internet. A roçar mato para desanuviar, contou, que o ano de trabalho foi terrível para os professores sem alunos ao pé, sem saberem o que os miúdos estão a perceber, a aprender.

Os pais da Margarida moravam ao pé da minha avó. 
Em Setembro quando estava por cá, levavam-me na 
celha de madeira em cima de uma carroça. Não me lembro se puxada a burro ou tractor, já lá vão uns de 60 anos. Era para fazer a vindima. O que eu fazia lá não me lembro, miúda pequena, nem se voltava na carroça ou se ia uma das criadas como se dizia na época, da minha avó buscar-me.

Mas há lembranças afectivas e esta é uma delas. 
Por estas e por outras cá continuo a vir passar uns dias.