terça-feira, 21 de julho de 2020



130º dia de recomeço do blog

#Bangladesh#Índia#Vietname#

Na RTP 1 está a passar um programa da Catarina Furtado fez no Bangladesh. Miséria, um país de 20 milhões de pessoas em que a grande maioria vive abaixo do limiar de pobreza.

Nunca estive no Bangladesh, mas estive na Índia e no Vietname. 

Talvez na Índia tenha sido mais visível aos meus olhos a fome, a miséria, as famílias que vivem na rua permanentemente. Chamou-me a atenção a diferença dos sem abrigos de Lisboa. Os pertences ficam todos arrumados quando partem para o trabalho e à noite cozinham nos passeios.
Mas também vi outros ainda mais pobres. 

Não me posso esquecer de uma miúda pequena, de uns 7 anos com uma irmã bebé ao colo e outro irmão pequeno a seu lado. Uma pessoa que ia comigo tinha no bolso um Sugus, um repito e deu-lhe. A mais velha partiu-o com os dentes aos bocadinhos e distribuiu. Foi talvez a cena que mais me emocionou.

Senti que em certos momentos devo ter construído uma certa carapaça para diminuir a emoção provocada por certas situações.
Um amigo meu depois de viajar pela Índia, impressionado deixou de comer e chegou ao aeroporto bastante mais magro e frágil.