quarta-feira, 8 de julho de 2020



117º dia de recomeço do blog

# História de família, quase anedótica"

Calor, está quente. Janelas tapadas, casa quase às escuras, silêncio cortado pelas moscas que entram e saem. Sempre me lembro de ser assim nas férias de verão que aqui passei com a minha avó Elvira.

Há muitos anos, uma mulher chegou ao pé dela e disse-lhe na fala incorrecta que na altura era mais frequente quando quase todos eram analfabetos: Ó dona "Alvira", vossemecê era uma "fermezura" mas agora está mesmo de és para a cova.
A avó chegou a casa a chamar ignorantes e brutas a estas gentes.

Ao chegar na 2a feira a casa, a minha cama não estava feita, era só a colcha por cima do colchão. Era tarde e pus os lençóis. No dia a seguir telefonei à senhora que afiançava a pés juntos que a tinha feito. E retorquiu-me, ó Doutora isso já deve ser da sua idade, então eu sei que a fiz. Grande confusão está a fazer. 
Um aparte, ela é mais velha que eu mas com muita genica e sem freio na língua.
Passado um bocado apareceu por aqui. Não, não era da minha idade, ela tinha feito uma cama mas noutro quarto, não a minha.

Continuam meigas e doces!