segunda-feira, 13 de julho de 2020



122º dia de recomeço do blog

#Os meus "sem-abrigo"#

Ao final da tarde mas ainda bem luminosa, dezenas de pássaros diferentes, grandes, pequenos de rabo curto, longo, cores variadas, chilreavam no meu quintal. Estavam a regressar a casa.
Eu ficava muito quietinha na esperança de lhes tirar umas fotografias o que não foi fácil.
As heras abanavam, quase em simultâneo, e depois um grande silêncio se seguia.

No meu escrito nº 120 contei que as árvores do meu quintal foram abatidas. E também grande parte das heras que cobriam os muros.
Foram encontrados vários ninhos, vazios, escondidos entre a rede que as heras, ano a ano vai sendo entrelaçada.

Fazendo um paralelismo com as pessoas pensei com incómodo que estava a despejá-los das suas casas. 
Falei nisso e disseram-me que estariam habituados a procurar outras árvores, tanto mais que estamos numa zona de parque natural com imensas árvores.

Ontem, talvez tenha estado fora ao fim da tarde, ou terei estado distraída.
Mas hoje, sentada no pátio, vi-os chegar. Não eram tantos, mas vi os ramos da trepadeira a estremecer em alguns lugares, acompanhado do piar de pássaro que subitamente parou como se adormecessem instantaneamente.

Fiquei muito contente. Alguns dos meus "sem abrigo" voltaram a casa.