terça-feira, 14 de julho de 2020



123º dia de recomeço do blog

#curiosidade do serviço onde trabalhei até à minha aposentação#

Hoje é dia 14 de Julho, dia que em França se festeja a Tomada da Bastilha. Acto representativo da tomada do poder pelo povo na Revolução francesa.


O fundador do Centro de Saúde Mental Infantil e Juvenil de Lisboa (CSMIJ) foi fundado pelo médico pedopsiquiatra Dr. João dos Santos. Fez a sua formação em Paris.
Instituiu que as reuniões semanais dos técnicos acabavam sempre nesta data. 
Era o director quando comecei a trabalhar.
Em 1992 deu-se a integração nos hospitais centrais, o CSMIJL passou a Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital de Dona Estefânia. 
Seguiram-se na direcção os Drs. Coimbra de Matos, Maria José Gonçalves, Luís Simões Ferreira e Augusto Carreira, que se aposentou pouco tempo depois de mim. 
Eu trabalhava na equipa da Dra. Maria José Vidigal e mais tarde na do Dr. Augusto Carreira que não só fez parte da sua formação em Paris como também fez o internato na mesma equipa que eu. Eles, tal como com os directores que referi, a orientação teórico-prática era muito baseada na escola francesa e Suiça, e manteve-se a tradição da desta data.
Nota - Obviamente que com o avançar dos tempos, outros conhecimentos foram integrados no pensamento da compreensão e intervenção. Mas aqui referia-me só à "Tomada da Bastilha".