sexta-feira, 17 de abril de 2020


34º dia de isolamento social (COVID-19)

Ontem foi prolongado até 2 de Maio pelo Presidente da Républica o confinamento. E o 1º Ministro falou que depois seriam abertas várias actividades, como creches, algumas lojas e outras actividades que não se podem realizar em tele trabalho.

Uma insónia esta noite, das 4 às 5 horas. Não é nada frequente e tem quase sempre um motivo que me preocupara e não me deixa dormir. Para além de beber um leite quente, costumo tentar analisar o que poderá ser.  O confinamento, que de forma consciente vivo tão razoavelmente? O facto de o meu neto Vi estar ainda sem aulas? A perspectiva de o confinamento ser aberto, não sei em que condições a partir de Maio? 
Liguei a televisão. Vi que em quase todos os países europeus isto vai acontecer e até mais cedo. A economia manda, entendo. Com as crianças em casa os pais ou um deles não pode ir trabalhar e a comida começa a escassear. Há razões económicas também para esta abertura.
E não teremos medo de sair, mesmo de máscaras agora obrigatórias em muitas situações?
Acabei por adormecer.

Comecei a ler Agosto do Rubem da Fonseca. Fiquei tão presa que apoiei menos o grupo covid-19 dúvidas respondidas por profissionais de saúde no FB. 
Hoje recebi um telefonema de uma amiga a dizer-me que me tem seguido nesse trabalho e que tem achado que respondo bem. Na parte da minha especialidade que tenho ajudado bastante. Eu sei isso, já não sou criança a precisar de ser apoiada e elogiada mas sabe bem. 

Sou muito primitiva e ignorante com o funcionamento dos computador, telemóvel e tablet. Tenho de tudo mas só quase servem como máquinas de escrever e de tirar fotos. E claro, de comunicação. Felizmente que tenho um amigo informático que me resolve os problemas por controlo remoto. Hoje o trabalho foi longo.

Falei bastante tempo com uma jornalista acerca do que penso sobre este situação, famílias e crianças.