segunda-feira, 13 de abril de 2020


30º dia de isolamento social (COVID-19)

- Há pouco li que uma senhora queria saber como desinfectar o sabão que usa para lavar roupa ou mãos. 
Lembro-me que há uns anos foi feito um estudo que mostrava que nos locais públicos o sabão sólido era uma coisa muito suja, com bactérias. E foi nessa altura que foi introduzido o sabão líquido em que a pessoa recebe as gotas mas não lhe oca. inicialmente nos hospitais. 
Pelo que a pergunta da senhora podia ter uma resposta diferente da que lhe foi dada. 
Lembrei-me das casas de banho nos campismo que dizem "deixem-na como a encontrou", o que supõe deixar a sanita limpa, o lavatório passado a papel no fim do uso. E se houvesse sabão sólido deixá-lo limpo, sem cabelos e outras coisas que tais. Como se faz para lavar um sabão? Com água e as nossas mãos lavadas!


- Todas as pessoas que conheço estão a ler menos livros, eu inclusive. Artigos, jornais e contos que por serem mais curtos tornam-se mais fáceis de ler. Dizia-me hoje uma amiga que tem de voltar atrás muitas vezes porque se perde.
Outra disse-me que lhe parece que está com falhas de memória por se esquecer do que leu. Curiosamente esta última que é escritora, consegue escrever mas menos tempo.
Falei com a Zé que tem um livro quase acabado e que deveria ser publicado dentro em pouco. Ainda nos rimos as duas, ao telefone claro, porque agora faz crochet. Nunca a tinha ouvido dizer que fizesse esses trabalhos de mãos a não ser "corte e costura", como dizia, quando antes de haver os computadores, escrevia os seus artigos na máquina de escrever e depois recortava e colava conforme queria que o texto ficasse para depois fazer fotocópia. 

E faltam poucos minutos para as 20h. Mais um dia quase no fim.