quinta-feira, 2 de abril de 2020


19º dia de isolamento social (COVID-19)

2 de Abril 2010

O Hospital Júlio de Matos, hospital psiquiátrico em Lisboa, iniciou o seu funcionamento em 2 de Abril 1942. Faz hoje anos.


E lembrei-me desta história lá passada e comigo.
Aluna de Medicina da Faculdade de Medicina do Hospital de Sta Maria, tinha lá algumas aulas práticas a que se seguia uma discussão do caso.
Abro aqui um parêntesis, a minha Mãe era médica psiquiatra e pedopsiquiatra, directora da "Clínica Infantil", que se situava lá dentro do enorme e lindo parque que aquele hospital tem.
Um dia, quase no fim de num prolongamento de uma aula, disse ao meu colega e amigo Manel que estava sentado a meu lado qualquer coisa como "vou ver a minha mãe que já não a vejo há uns dias".
A seu lado estava uma colega de turma que não faço a mais pequena ideia quem era. E perante a minha frase e saída da sala ela perguntou ao Manel se a minha mãe estava no Júlio de Matos. Maroto, respondeu-lhe que sim. E ela insistiu, há muito tempo? E ele disse-lhe que desde que eu era pequenina.
A colega, contaram-me, ficou muito impressionada, e com tristeza referiu-se a mim, coitadinha, que sofrimento deve ter com esta situação.
Já disse que não sei quem foi a colega, sei que essa situação nunca terá sido clarificada.

Acho que se tivesse sido num hospital geral ela teria perguntado que doença eu teria para estar internada. Ou se teria ido a uma consulta, e até de quê.
Mas a doença mental, estávamos num hospital psiquiátrico relembro, tem um estigma tramado, onde o medo mas também a vergonha predominam. Parou o pensamento da colega e construiu a tragédia sem hesitar.
Quem seria ela?