domingo, 12 de abril de 2020


29º dia de isolamento social (COVID-19)


Domingo de Páscoa


- Não me lembro de quando era miúda. Iria ao Porto, como no Natal? Uma vaga ideia da visita do padre, na mesa com comida. Mas a partir dos 14 anos, idade em que morreu o meu avô Eurico deixei de ir, isso tenho a certeza.


- Não tenho educação religiosa e a minha colega e amiga Lecas, que comigo foi fazer o Serviço Médico à Periferia também não. Assim, no dia da visita pascal ficámos aflitas. Resolvemos fingir que não estava ninguém em casa e fechamos as janelas e persianas até o cortejo passar. Se houvesse internet nessa altura teríamos lido que "Compasso Pascal é uma tradição cristã portuguesa que consiste na visita casa a casa de uma paróquia (daqueles que a queiram receber) do Crucifixo de Cristo no dia de Páscoa ou nas semanas seguintes para celebrar a sua Ressurreição." Wikipédia.




- Mais tarde, com filhos a entrar na puberdade, passei a alugar uma casa na Manta Rota e passarmos lá as férias de Páscoa. "As melhores de todas" diziam eles. Praia a perder de vista, quase vazia mas com os amigos deles que todos os anos também iam. No meu Honda 600, minúsculo, até as bicicletas cabiam numa armação que se montava na parte de trás. E tínhamos muito razoável tempo!



- Mais tarde, cada um na sua casa e com as suas famílias, deixámos esta romaria que tantas saudades deixou.



- Houve um ano que fui passar as férias de Páscoa com os netos à Beira, numa casinha nas Casas do Visconde e que adoptei como casa daqueles lados. Os pais das crianças foram buscá-los e passaram lá o fim de semana. No domingo de Páscoa, com a Lira Keil do Amaral, que de proprietária passou a amiga, fizemos um cabrito assado para a família dela, Pitum e alguns filhos e netos e os meus que lá estavam. Muito bom aquele domingo.


- Fui madrinha de casamento da Lena. Ao contrário do habitual era ela, a afilhada, que me vinha trazer um folar de carne delicioso. Pedi-lhe a receita mas nunca a fiz enquanto foi viva. Ontem aventurei-me. Não saiu muito bem...ou o amor que o folar dela trazia é que era o sabor?


- De ontem para hoje em Portugal, Covid 19: mais 34 mortos, 11 recuperados e 598 infectados. 


- Impressionante ver mais de 10 kms de filas de carros a sair de Roma em direcção ao mar, apesar do estado de emergência, a ordem de confinamento e as multas pesadas.