quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

O pensamento em demasia inibe a acção

 342º dia do recomeço do blog

Em 1980 fiz o meu Serviço Médica à Periferia no Distrito de Viseu, bem ao norte do mesmo. Já falei disto várias vezes mas vou agora juntar mais qualquer coisa.

Inicialmente foi muito difícil. Depois a integração no trabalho e nas populações, o ter arranjado amig@s, veio facilitar as coisas. Foram um ano e uns dias e mantenho a melhor das experiências da minha vida.

Mas de vez em quando as saudades do meu ambiente habitual, Lisboa, Sesimbra, Rio Tejo e Mar batiam forte. Ali no interior não havia isso, só muitos kms de más estradas me poderiam levar aos "meus" sítios.

Ia então ao fim do dia para a Barragem do Vilar, bem ao perto. Ouvia as rãs, atirava umas pedras para ouvir o barulho da água a mexer e voltava mais consolada.


Ontem estava mesmo em baixo. E hoje levantei-me com uma ideia que me animou, vou passear para ao pé do Rio Tejo. Arranjei-me, pronta para sair quando recebi um telefonema de uma amiga que me disse ter tentado e a polícia ter impedido. Para além do mais é 
proibido passear no passeio junto ao rio.

Fiquei caída. E comecei a magicar que se apanhasse o metro até à Praça do Comércio veria o rio. Ia conseguir chegar lá e fazer a pé até ao Cais do Sodré, como se fosse apanhar um comboio?

Quando se age depressa não se pensa muito, quando se pensa demais pode acontecer que já não se age.

Foi o que me aconteceu, fiquei pelo bairro a ler as ementas dos almoços e vim para casa comer restos que cá estavam e estavam muito bons.

Talvez um destes dias pense menos...