segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Hoje de manhã saí muito cedo ...

 333º dia do recomeço do blog

Hoje de manhã saí muito cedo,
Por ter acordado ainda mais cedo
E não ter nada que quisesse fazer...
Alberto Caeiro

Nada como a chuva, vento e frio para que se cumpra melhor o confinamento.

Desde que começou o sol, também eu comecei os meus passeios. Tenho sorte, moro em Lisboa mas num sítio rodeado por jardins, parques e quintas. Sábado e domingo alterei aminha rota, havia muito mais gente. Hoje já estava quase só eu e os poucos que se cruzaram comigo tinham máscara. Mas vi na televisão magotes de pessoas. Estamos fartos do inverno e do confinamento. Mas contem comigo, sou a favor dele.

Sempre dei erros de ortografia, mas agora com o computador é muito mais fácil ter certezas. Ainda há pouco fui-me certificar da ortografia de "contem" que escrevi no parágrafo anterior. Claríssima explicação, contem sem acento é do verbo contar, no sentido de cumprir um acordo, que é o que eu queria, contém com acento é do verbo conter.

Vi há pouco na televisão uma imagem que acho não era portuguesa. Eram pessoas a perder de vista, bastantes de raça negra. O que foi dito é que a fome estava a aumentar em Portugal. E depois houve entrevistas onde se ouviu contar o número, melhor o aumento, de pessoas que pedem ajuda alimentar. Da quantidade de famílias no desemprego, casais jovens, é terrível. Sempre houve desigualdade social mas agora parece-me que está a aumentar. Fome, que vergonha ainda ou voltarmos a ter.