sexta-feira, 26 de março de 2021

Qual o nome do Jardim do Cais do Sodré?

 369º dia do recomeço do blog

Continuo, sempre que posso a ver o concurso Joker.

Julgo que que quem assiste, vai  não só respondendo em casa às perguntas, sentado no maple, como imaginando uma pergunta difícil mas fácil para si se acaso estivesse lá à beira dos 75 mil.

Aconteceu há muitos anos, era eu miúda, uma história engraçada e proveitosa, com a minha Mãe.

A Camisaria Moderna, que já não existe, era talvez uma das melhores loja de roupa de homem que havia há muitos anos. Ficava no Rossio. E ia a minha Mãe a passar em frente, sai lá de dentro o Igrejas Caeiro, que lhe pergunta se quer participar ali num concurso.

Só um parêntesis, claro que já ninguém sabe quem ele foi. Na altura era muito conhecido. Actor, locutor, homem perseguido nos cargos públicos pelas suas posições antifascistas, foi depois deputado e vereador. E agora para completar, pertencente à maçonaria.

Continuando a história, o concurso era constituído por uma pergunta sobre Lisboa.

Identificando-se a minha Mãe pelo seu nome próprio e último apelido, a pergunta que sai era sobre a localização do Jardim Roque Gameiro. Acontece que era o apelido materno da minha Mãe e que ela tinha ido à inauguração. Ganhou dinheiro e roupa de homem para o meu Pai.

Mas uma sorte assim não acontece frequentemente. Seria uma pergunta que eu também saberia responder no Joker.