sábado, 6 de março de 2021

"Coleção de Amantes"

 349º dia do recomeço do blog  

Tenho plena consciência de que sou uma privilegiada, burguesa aposentada e que nem está em teletrabalho. 

Estes tempos de pandemia e confinamento criaram necessidade de alterar os hábitos. Estou a referir-me a espectáculos culturais. Não podemos sair e ir mas eles podem vir ter connosco. A alguns de nós, que nos interessamos e até podemos pagar bilhetes a preços irrisórios.

Ontem assisti a um concerto de piano e voz em directo do Teatro de São Carlos. Obras de Fernando Lopes Graça, Nuno Vieira de Almeida ao piano e voz de Susana Gaspar. Dizia no anúncio ser gratuito mas afinal havia um pagamento de 3,73€. Foi muito bom, embora a música de Lopes Graça, com excepção para as Canções Heroicas, muito ouvidas e que muitos sabemos de cor.

Hoje, através do FB assisti a um directo de teatro, "Coleção de Amantes" de Raquel André, que o fez frente a um computador, em sua casa, eventualmente o seu pequeno escritório. Neste texto, Raquel conta como estabeleceu centenas de relações, com duração de 1 hora para construir uma intimidade ficcionada, ilustradas por inúmeras fotografias. Entender o que é a intimidade e o que os seus/suas amantes consideram que é. Para além do texto que lê como se falasse e inúmeras fotografias que ilustram as relações referidas, o espectáculo é isso.

Achei muito interessante o tema, num período em que a nossa intimidade foi alterada, em que falamos pelo telefone ou por programas através da internet. O que é hoje a intimidade? Como manter a intimidade com quem já tínhamos? E como criar com pessoas que só conhecemos à distância.

Podia-me ter inscrito para no final ter uma conversa com a autora, mas não me inscrevi e fiquei com pena.

Organizado pela A Gráfica - Centro de Criação Artística. Desconhecia a sua existência. Que continuem!