sexta-feira, 12 de março de 2021

Mais histórias com cabelo e cabeleireiros

 355º dia do recomeço do blog

Só há pouco tempo se veem as pessoas ostentar o seu cabelo encaracolado ou às ondas.

Eu fui uma desgraçada com a moda dos cabelos lisos.

Teria uns caracóis leves, aos quais quando eu era criança pequena a minha Mãe deitava vinagre no fim da lavagem para os tornar mais enrolados. Talvez nesta altura ou um pouco mais tarde eu chorava imenso quando me lavavam a cabeça, lembrei-me agora.

Também me lembrei que num cabeleireiro na Avenida João XXI me terei mexido tanto que acabei nua, envolvida num penteador, enquanto a minha roupa era pendurada e seca nos secadores de cabeça, onde as senhoras secavam os rolos da mise. Muito pequena julgo que nunca mais lá fui.

Depois deixei crescer o cabelo, um bocado ondulado...mas eu queria-o liso.

Volta não volta lá ia ao cabeleireiro, isto foi há tantos anos que o shampoo não era sempre usado, havia uns que para pouparem davam a primeira lavagem com sabão. Sentia-se o duro na cabeça.

E a propósito li há dias que agora há shampoo sólido!

Bom, voltando às peripécias, a maior parte das vezes lavava-o em casa. E tinha muito, a minha mãe punha a mão na minha cabeça e dizia que para chegar ao coro cabeludo parecia tão difícil como se fossem penas de pato. Quando secava ficava enorme, alto e o contrário de liso e escorrido como eu queria.

Era frequente naquela época passar o cabelo a ferro. Cabeça pousada na tábua, cabelo deitado sobre ela e com ou sem proteção o cabelo era penteado. Só não o queimava porque o meu era muito forte.

Depois veio a moda da mise-à-brasileira, um ou dois grandes rolos no cocuruto e todo o cabelo enrolado e esticado à volta da cabeça.

Mais tarde os secadores tornaram-se mais fortes o que facilitou o esticanso.

Hoje usa-se tudo. Desde que me aposentei, a pouco e pouco deixei de usar o esticado, deixo-o com os meus jeitos, deixa-me rir, já nem lhe chamo ondas. Mas como 75% é branco e como tal mais fino também não é tão volumoso.

O meu anda enorme. Ontem soube que os cabeleireiros vão abrir na próxima semana. Qualquer dia vou lá cortar um pouco.