sábado, 2 de janeiro de 2021

"Só por cima do meu cadáver" com M José Morgado há 45 anos

 291º dia do recomeço do blog

0h05 minutos de hoje e no Governo Sombra havia uma convidada, Maria José Morgado, magistrada aposentada do Ministério Público português. Conhecida por ser uma lutadora contra o crime durante a sua vida profissional. É essa a ideia que se tem dela.

Mas não resisto a contar uma pequena história com pouco mais de 45 anos. 

Eu estudante de medicina, tinha depois do 25 de Abril entrado para a UEC, União dos Estudantes Comunistas. Ela, estudante de direito, militante do MRPP, Movimento Revolucionário do Partido do Povo. 

Este dois grupos frequentemente tinham guerras, mesmo fisicamente. Cozi muitas cabeças no serviço de urgência para onde acorríamos quando essas aconteciam.

Um dia, estando na sala de alunos da Faculdade, dentro do Hospital de Santa Maria em Lisboa, recebi uma ordem de uma camarada para ir despejar uma sala onde militantes do MRPP da Faculdade de Direito, ali pertinho, estavam ilegalmente.

Lá fui eu mais alguém, não me lembro quem. Sem jeito nenhum para estas coisas. Ao chegar 3 ou 4 pessoas estavam a fazer um cartaz, de joelhos no chão.

Dei o recado, a sala era dos estudantes de Medicina e não de Direito, nós íamos entrar e elas teriam de sair. Uma delas era a Maria José.

Levantou a cabeça e disse com uma convicção extrema "Só entram por cima do meu cadáver".

Não havia hipótese de conversar, só à porrada o que nunca fiz.

Voltei para cima e contei. Lá resolveram como acharam e eu não sei como foi.

Pouco tempo depois anunciei que deixaria de colaborar, não me identificava, aquilo não era para mim. E assim foi a minha breve passagem por um grupo estudantil político.