quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

O prazer de viver depois de preencher a ausência com recordações ternas

 297º dia do recomeço do blog

7 de Janeiro é um dia em que coexistem dois acontecimentos importantes. Em 1952 nasci eu, em 2006 morreu a minha Mãe. Durante anos este dia foi vivido com sofrimento, uma mistura em que não se desligavam os acontecimentos. A ausência dela era quase mais marcada do que a minha existência. Quis compreender esta situação como a nossa grande ligação afectiva, não simbiótica mas forte. O tempo ajuda muito, é com ternura que a relembro, sem dor.

À tarde bateram à porta. Era um homem jovem, bem vestido e que com um bouquet de flores me perguntou o nome e o entregou. Lindo como se vê pela fotografia.
Trazia um envelope com o meu nome e morada. O apelido que sempre usei profissionalmente. Lá dentro, escrito à máquina mas não impresso, leio tudo em maiúsculas, MAGDA, PELO TEU DIA. XI CORAÇÃO, COM DESEJO DE SAÚDE E ALEGRIA. Assinado JARDIM ZOOLÓGICO.

Verdadeiro mistério, não faço parte dos amigos do Zoo, nem o visito há uns anos. Quem me terá enviado as flores? Uma pessoa amiga não identificada? Um urso? Será que desvendarei o caso?