segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

O frio em Lisboa durará muitos dias?

 300º dia do recomeço do blog

Está frio. Somos atravessados por temperatura baixas a que Lisboa não está habituada.

Eu que já vivi na Beira-Alta, Alto-Douro já passei por muito frio, mais frio que este. Meses seguidos.

- Os canos de manhã estavam gelados. Banho só à noite.

- As fechaduras ficavam tapadas pelo gelo. Era preciso deitar-lhes água para conseguir meter a chave.

- A pele das bochechas dos meus filhos, mesmo com o cuidado de lhes pôr creme, estavam vermelhas, como todos os miúdos das aldeias da zona.

- A água do tanque tinha uma camada de gelo. Para lavar a roupa antes de chegarem utentes - eu vivia no 1º andar do centro de saúde - tinha de a partir para então poder lavar a roupa. 

- Em Leomil, o posto de Saúde onde prestava serviço, na rua a fogueira era acesa por volta das 6 da manhã e à sua volta os doentes tentavam aquecer-se. Lá dentro, eu com duas camadas de roupa e sem aquecimento, tentava atender o observar o melhor que eu podia sem que o barulho dos dentes se ouvisse.

Em Lisboa, agora, o céu está azul, lindo!