terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Aulas e ensaios. Presenciais ou à distância?

 307º dia do recomeço do blog

Acabámos agora o ensaio do coro, por Zoom, claro. Hoje foi o dia em que estivemos mais, treze coralistas, número de má fama.

Fizemos a repetição dos últimos aprendidos e iniciámos duas de Mozart. Só umas pequenas linhas de cada. Muito bonitas mas vai ser complicado assim à distância.

Isto fez-me pensar, conversa hoje na berra, se as aulas das escolas devem estar ou não abertas. Sei como foi com os meus netos no 1º confinamento e com os pais a trabalhar em casa. Complicado para todos. O adolescente, havia dias em que assistia às aulas da manhã de pijama. O outro mais pequeno ia pedir ajuda volta não volta aos pais e recusava-se a fazer a ginástica.

Valeu-lhes a continuação por WhatsApp de algumas explicações às cadeiras em que tinham mais dificuldades.

Mas estou como ontem, a pensar nos que menos têm, alguns nem computadores, ou melhor nem internet têm. Nem pais que os ajudem nem explicadores.

Por isso tenho uma enorme ambivalência quanto ao fecho ou não das escolas. Pela aprendizagem e a parte social, mesmo que alterada da normalidade, eles precisam das aulas presenciais. 

Não ouvi ainda informações dos contágios nas escolas que me esclareçam. Mas acredito que para a semana decidem fechá-las. É uma das teorias que para aí anda, o acreditismo, também chamado achamento, acho que...

Voltando ao ensaio do coro, que acabou há pouco. Ainda bem que foi em casa porque está a chover bem.