quarta-feira, 17 de junho de 2020



96º dia de isolamento social (COVID-19)

Desconfinada mas isolada




Igor Stravinsky nasceu a 17 de Junho 1882. Comemora-se o seu nascimento hoje. Onde não sei. Eu vou fazê-lo aqui.

A fazer contas fiquei agora admirada! Ainda o Festival Gulbenkian de Música se realizava no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, quando Stravinsky veio a Lisboa e como maestro dirigiu parte de um concerto onde foi tocada a Sagração da Primavera. Fui com os meus Pais.

O que me lembro melhor é que ele era pequenino,  idoso e com ar frágil nos seus 82 anos. Quando acabou de reger foram-lhe levar ao palco uma toalha branca para limpar o suor da cara e pescoço. Estava muito cansado.

E o que me causou admiração? É que eu também pensava que era muito pequena quando o ouvi e vi! Hoje olho para uma miúda de 13 anos com outros olhos, uma adolescente e não uma criança como me estava a ver.

A música de Stravinsky é muito diferente das músicas clássicas até então. Numa 1ª audição soa quase estranha. 

Walt Disney realizou um filme de animação feito de quadros e usou música clássica. Usou parte da Sagração da Primavera para ilustrar o nascimento da terra, de células, animais pré históricos. Maravilhosa junção daquelas imagens com a música e que muitas crianças viram e gostaram.