quarta-feira, 24 de junho de 2020



103º dia de recomeço do blog


Falei há dias do VW da minha Mãe.
E uma história me veio à cabeça.

Nascida em 1923 a minha Mãe foi uma pioneira.
1ª mulher médica pedopsiquiatra portuguesa, e pelo que vou contar a 1ª mulher a guiar um carro em Minde. Anos 50.

Eu costumava em pequena ir passar uns tempos de férias a casa da minha Avó Elvira. Ela morava em Lisboa mas no tempo da ameixas, dos figos e do azeite passava lá umas temporadas. 
Talvez eu fosse em Setembro, época dos figos, porque quando as aulas acabavam eu fazia praia em São Pedro do Estoril, e em Agosto fazia com os meus pais.


Este acontecimento em que a minha Mãe deve ter sido pioneira, passou-se, teria eu uns 5 ou 6 anos, já a minha Mãe tinha o carro.
E de vez em quando ia-me visitar. Hoje é a 1h de Lisboa porque tem autoestrada mas na altura era muito mais demorado.

Eu aguardava a minha Mãe e começo a ouvir muitas vozes de miúdos. Fui com a minha Avó à porta e o que era? A minha Mãe ao volante e muitas crianças atrás dela a gritarem contentes "Olha uma chófera, olha uma chófera"!

Terá sido a 1ª mulher que ali apareceu a guiar um carro!