sexta-feira, 18 de setembro de 2020

A escola ao fim duns dias...

 

189º dia de recomeço do blog


Recebi um pedido de opinião sobre como se estão a adaptar as nossas crianças na escola que agora começou. Recebi eu e mais pessoas. Quase todas as que li descrevem as regras em tempo de covid-19, desinfeção das mãos, máscaras etc

Eu escrevi o que se segue em itálico. Eles gostavam da escola nos outros anos. Entendo bem o que sentem. Ainda não estive com eles presencialmente e agora com a chuva mais difícil vai ser, vão-se adaptar, abominar, entristecer? 

Eu, que tenho um déficit de atenção, sempre arranjei truques para estar me concentrar, nem que fosse fazendo riscos num papel, o que nem sempre é compreendido. Mas o tempo que conseguia e ainda hoje consigo tem limites. 90 minutos já é muito, é o tempo de cada aula, intervalo sentado na carteira e mais 90 minutos é horrível. 

Porque não, mesmo com máscaras, haver riscos limitantes e organizadores no chão dos pátios para correr, fazer círculos com o espaçamento adequado para que os que querem possam conversar, são coisas que não parecem difícil. Recreios em que não vão todas as turmas ao mesmo tempo e tantas outras hipóteses.

Não, a saúde mental e a aprendizagem estão em risco!

Netos - 6o e 10o ano
Estão francamente zangados pela ausência de intervalos com possibilidade de movimento. E sem saberem estão a referir-se a um factor não só de saúde mental mas também de uma das componentes que permitem a atenção e como tal a aprendizagem.