sábado, 12 de setembro de 2020

Para observar pássaros não podemos pôr espantalhos por perto


183º dia de recomeço do blog


Nas heras que cobrem as paredes do meu pequeno jardim dormem dezenas de pássaros. Maioritariamente pardais mas há também uns pretos, gordos e de pescoço comprido. Não sei o que são.

Ao fim da tarde, ainda de dia mas a escurecer, começam a rondar a hospedaria onde têm os quartos.

Gostava de os filmar mas mal ponho a cabeça fora do pátio para os espreitar, fogem logo. É uma nuvem que se afasta rapidamente. De manhã levantam-se mais cedo que eu.

Hoje resolvi sentar-me no jardim, telemóvel preparado para os filmar, enquanto lia. O mais imóvel possível.

De vez em quando um restolhar de folhas secas e uma osga a aparecer e logo a subir uma parede. Vi sete e fiquei contente, são tão úteis para comerem insectos e soube há pouco tempo que é uma espécie em vias de extinção.

O tempo passava e passarinhos...nada. De repente lembrei-me dos espantalhos. Seria eu para eles um espantalho? Então não iriam aparecer.

Vim para dentro rir da minha situação.

Voltei para fora e continuei a minha espera. Vários começaram a sobrevoar a zona mas sem parar. Só um pequenino veio brincar junto ao muro do fundo. Não sei se me viu. Eu não consegui vê-lo no vídeo que tentei fazer.