segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Escrever como terapia?

 

272º dia do recomeço do blog

Porque escrevo desde há 272 dias sem interrupção? Já me fiz a pergunta várias vezes e pensei sobre isso.

O número de pessoas que passam por aqui é ínfimo, não será pois para ser lida pelos outros.

Recomecei a escrever a 15 de Março, altura do confinamento, alteração da minha vida. Sem destino nem assunto fixo, escrever é uma forma de pensar comigo. Tem dias em que não falo com ninguém, podia pensar para dentro, mas esta escrita no blog tem uma espécie de obrigatoriedade, "escreve Magda para pensares contigo própria". E faz-me pensar mais e tentar organizar o pensamento. Acho que se não o fizesse ia empobrecendo e destreinando o meu discurso.

As palavras, quando não usadas, vão desaparecendo da nossa memória. Temos de fazer um esforço para as encontrar, e se falarmos com alguém, procuramos as palavras e podemos não as encontramos. E o pensamento pouco fluido pode até ficar perdido na lógica.

Por isso continuarei a escrever, sem qualidade literária mas com uma finalidade, quase me atrevo a dizer, terapêutica.