domingo, 16 de agosto de 2020



156º dia de recomeço do blog

Hoje fui beber café a uma esplanada com 2 amigas.

Umas das coisas que se falou foi o que é isto de ser amiga e quase todas na casa dos 70 anos quando e como se fazem amigos a partir dos 50-60 anos.

Não chegámos a conclusões novas mas estávamos de acordo.

Difícil fazer novos amigos excepto se tivermos pontos no passado em comum.
Com estas duas, frequentámos a mesma escola, no caso Lycée Français Charles Lepièrre em Lisboa.

Uma delas frequentou a mesma praia que eu, a chamada praínha, em Sesimbra. Era uma praia pequena, actualmente ocupada pelo Porto. Era amiga de um dos irmãos dela, que andou comigo no mesmo liceu em pequeno e outro meu colega nos últimos anos do liceu.
Médica como eu.

A outra veio do Brasil recomendada pelos meus tios. O pai era diplomata da ONU e acabou também no mesmo liceu e na minha turma. Fiz férias com ela algumas vezes na sua quinta na Beira. Os nossos Pais tiveram alguma relação. Um tempo longo nos separou quando escolhi medicina e ela letras. 

O que nos voltou a aproximar foi a criação de um grupo composto por alunos do liceu, onde nos organizamos em grupos de interesse, podendo pertencer a vários. Almoços, jantares e picnics. 

Destas aproximações algumas mantiveram-se. Quais? As que tinham passados de amizade que se cruzaram. E isso é essencial!