quinta-feira, 1 de abril de 2021

Grande petisco que é o chouriço assado.

 376º dia do recomeço do blog

Quando a minha Mãe entrou para a maternidade para me ter, reza a história que teve desejos de chouriço assado. Terá pedido ao meu Pai, tripeiro e há pouco tempo em Lisboa, que ficou aterrado. Não sabia o que era e imaginou que seria coisa cara, tipo caviar. Valeu-lhe a minha Avó materna, que lhe resolveu o problema, no fundo e traduzido era só salpicão assado.

Muitas vezes comi esta iguaria com a minha Mãe ao lanche. Fazíamos uma porcaria porque o assávamos, rodela a rodela, espetado num garfo e queimando no bico do fogão a gás. Na outra mão um pouco de pão onde íamos espremendo a gordura que saía. Uma delícia!...e uma porcaria que depois a empregada limparia.

Lembrei-me hoje. Comi umas rodelas de chouriço há pouco ao lanche mas feito no micro-ondas. Não é a mesma coisa e sem a minha Mãe ainda menos. Mas foi o possível.