quarta-feira, 14 de abril de 2021

Fronteiras XXI - Demências, uns têm mais medo que outros

388º dia do recomeço do blog

"Perda de capacidades cognitivas de forma progressiva, o cérebro a ver fugir o seu peso de memórias".

Assim começou um programa hoje na RTP3. Muito bom programa e que aconselho.

https://www.rtp.pt/play/p8246/e537569/fronteiras-xxi

"4% dos portugueses em 2050 terão alguma doença degenerativa".

2050, faço contas, não me imagino por cá. No entanto estou muito atenta. No entanto a demência, a doença de Alzheimer, é uma faca por cima da minha cabeça, vivi de perto a deterioração da minha Mãe, ainda não muito idosa.

Mas que programa tão bem feito, todos os intervenientes foram óptimos, claros e deixaram vários vectores a actuar e uma parte de esperança. A prevenção deve começar cedo, regras de higiene e boa conduta ambiental.

Pessoa intelectualmente activa, foi-se dando conta dos seus esquecimentos. Um dia perguntei-lhe admirada por convidar e fazer essas refeições mais frequentemente do que era habitual. Foi então que me explicou que andava a perder capacidades, e cozinhar permitia-lhe confirmar ou não a sua diminuição de capacidades. Outros sintomas foram aparecendo, como a desorientação espacial, perdendo-se em lugares conhecidos, um certo desinteresse pelo que a rodeava, deixando cair a conversa, ela que a estimularia. Este último sintoma já não o identificou.

Sim, a parte genética entra aqui, mas a par de tantas outras coisas nas quais podemos actuar. Força, vamos nessa!