sábado, 17 de outubro de 2020

Recantos a redescobrir em Lisboa

 

218º dia do recomeço do blog


Uma exposição de pintura de um colega meu levou-me para uma zona de Lisboa muito bonita, o Torel.

Já que estava ali aproveitei para dar uma voltinha. Tem ruas com palácios muito bonitos. Azar meu, comecei pelo Jardim do Torel onde os grupos em confraternização sem distanciamento eram mais que as mães e além de mim só vi uma pessoa de máscara.

Perdi a vontade de continuar a passear.

Dirigi-me para o carro e ao passar no Jardim Braancamp Freire (Campo Santana/ Campo Mártires da Pátria) vi uma árvore linda. Num semáforo vermelho foi pela janela que a fotografei.


A curiosidade fez-me andar pelo google a tentar descobrir que árvore é, depois de ler as espécies existentes naquele espaço. Julgo ser uma C. cunninghamiana é um mesofanerófito (...) As flores agrupam-se em inflorescências racemosas contendo apenas flores de um único sexo. As flores masculinas são castanho-avermelhadas e as flores femininas avermelhadas (...)

O meu gosto por paisagens e árvores tem-me nascido com a idade. Velhice pela certa.