segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Aconteceu em viagem - 2 Bichinho


foto retirada de oyo.com.br

O Tempero da Ângela é um excelente restaurante de comida mineira no Bichinho, como lá dizem.
Na verdade a terra chama-se Vitoriano Veloso mas é mais conhecida por aquele “petit nom".
Não fosse um amigo meu, português!, que por lá tinha passado e certamente teria perdido aquele que foi o restaurante onde melhor comi por aquelas bandas!

Não havia muita gente a comer nas mesas que ficam debaixo do telheiro. Um casal, uma mesa de família, pais 4 filhos já avançados na refeição e nós.

Dentro de casa, um grande fogão de lenha serve de mesa aquecida para buffet mineiro. O almoço deve ter sido lá cozinhado. Tachos e tachinhos de barro, que a comida é variada.
Feijão tropeiro, couve mineira, abobrinha estufada, tutu mineiro, frango com ervilhas e quiabos, lombo assado, torresminho, batatinhas assadas, cada uma com melhor aspecto que a outra.
Para além de um buffet de saladas, de sobremesas e licores.
Preço fixo e barato. É só agarrar no prato e servir do que se quer as vezes que nos apetecer.

Em cima da mesa e desde o início fica o papel “da comanda” onde se vão inscrevendo as bebidas, que não estão incluídas no preço.

E de repente levanta-se um burburinho vindo da mesa da família. Percebemos que discutem a conta, então não eram 14 reais por cabeça, perguntam com irritação? Pois é, nenhum dos membros tinha visto o que está escrito no fim do papel “Atenção: cobramos taxa de desperdício”. Todos tinham deixado restos de comida nos pratos, de forma generosa. Falam todos ao mesmo tempo, discutem, de facto não querem pagar.
Mas regras são regras. E pasmem, não é que a mãe, de forma vagarosa, acompanhada por caretas como quem está a tomar colheres de óleo de fígado de bacalhau, colher após colher, prato após prato limpa os restos todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Convido a comentar quando lhe apetecer.