quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

aconteceu no taxi - 2 Azeite bom

Psiuu, taxi! o carro pára ...chauffeur de uns 60 e tal anos, rádio aos berros nas notícias que vão acabar pouco depois. Apaga o rádio. Silêncio. Aproveito para perguntar se tinha havido alguma notícia de geito, diz-me que pouca coisa, conta-me só da votação da oposição em conjunto numa proposta do Bloco. A música da sua fala foi-me familiar, e pergunto-lhe situando-o na zona da Sertã (este é um exercício que adoro fazer). Confirma que é de perto, Proença-a-Nova, mas que é chauffeur de taxi em Lisboa há quase 40 anos. Nesta época da azeitona vai lá à apanha todos os fins de semana. Está um bocado aborrecido calcula que vai sair azeite de 0,5º e ele gosta pelo menos de 1,2º, "senão não sabe a nada". Já no ano passado saiu com 0,6º. Fala-me de alqueires, do lagar novo lá da terra de que é sócio. E a conversa esprai-se pelos azeites, do colega que fez tropa em Angola e lhe deu um garrafão mas que não lhe toca que fica com o estomago a arder, do outro de Valpassos que também não sabe a muito, do capitão do agrupamento da tropa, hoje advogado em Vila Franca que lhe compra 80 litros por ano, mais o... e o ..., e a cunhada do G.S.M que gosta muito mas compra só 1 garrafão de cada vez.
Obviamente que vou provar do azeite. Fiquei de lhe telefonar depois do Natal, um garrafão para começar a 5€/litro.
Nome do motorista? Tinha de ser, Cristóvão!

1 comentário:

  1. Boa tarde,
    Tenho produção de miolo (grão) de amêndoa e azeite de trás-os-montes e pensei que poderia estar interessada em comprar. Vendo pequenas quantidades (min. 5l e 1kg).


    Cumprimentos,

    João Tomé
    email: joaobtome@gmail.com

    ResponderEliminar

Convido a comentar quando lhe apetecer.