domingo, 15 de março de 2020


1º dia de isolamento social (COVID-19)

Como de costume acordei e abri o tablet. Ouvi as notícias da TSF, li o jornal, passei os olhos pelo FB,  e levantei-me.

Para manter as articulações funcionais e porque o ginásio está fechado (já há 1 semana que por precaução não ía), procurei no youtube uma aula de alongamentos. Encontrei, 10 minutos, serve. Estava eu a cumprir as indicações da professora quando oiço o tlim do WhatsApp, uma foto da minha nora e o meu neto a fazerem uma aula de Pilatos pelo skype. Outra que está a querer manter a rotina. 

É hoje que irei acabar o artigo para a exposição das obras do meu Pai? Estava quase acabado mas estava com dúvida onde colocar no texto dois agradecimentos. 
Demoro sempre muito a pensar no que escrever.  Saindo da ordem telefonei à artista. Ela fez uns fechos para uns colares. Uma pequena conversa, julgo ter entendido que outro artista pode trabalhar por cima de uma obra já feita. 

Tinha pensado que poderia ver um filme por dia, ouvir um disco, ler. Mania de programar!

A seguir ao almoço acabei o livro do Chico Buarque "Essa Gente". É um livro quase escrito como diário, que se lê tão bem! Dei por mim a pensar o que é escrever bem. Todos os livros traduzidos que comprei no Brasil irritaram-me imenso. Mal escritos, ou melhor mal traduzidos. Há muito que li clássicos brasileiros sem ter sentido esse incómodo. 
Chico ganhou com este livro o Prémio Camões que lhe seria entregue a 25 de Abril 2020. Mesmo sem a assinatura do Bolsocoiso.
Ninguém estava à espera do Covid 19, não vai haver nessa data.

Muito telefonam as pessoas, muito mais do que nos dias banais, que se passam vários  seguidos sem que só fale com uma ou duas pessoas. 
Dou-me conta que esta situação de ficar em casa, que a mim não me incomoda nada, não é vivida da mesma forma por muita gente.

Uma ida ou outra ao FB. Tinha-me prometido a não ouvir mais notícias durante a tarde. E foi ao fim do dia que liguei a televisão. Parece-me que será necessário mão mais forte nas limitações impostas para tentar limitar a pandemia. Veremos...

Uma série que gosto de "Cândice Renoir", um espectáculo que o Salvador Sobral e o André emitiram via FB  e  um excelente bailado Y Olé! Coreografo José Montalvo, que revisitou a sua infância em Espanha, fazendo uma viagem do flamengo ao hip hop na RTP2, fez o serão.

Era suposto bater palmas aos técnicos de saúde  à janela às 22 h E não é que me esqueci?