quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Tudo no mesmo saco?

 

235º dia do recomeço do blog


Há quem não acredite na gravidade da Covid-19. Mas todos ouvimos notícias de hospitais a rebentar pelas costuras, da necessidade de contratar médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e outros.

Como tenho ouvido da Ministra da Saúde e outros políticos referir-se como profissionais da saúde.

"Desde o início da pandemia foram contratados 4406 profissionais para reforçar o Serviço Nacional de Saúde" 

De modo nenhum quero puxar dos galões perante esta aglutinação de profissionais com formação diferenciada, tenho o mau pensamento de isto servir para não mostrar a falta de contratação suficiente de médicos e enfermeiros. 

Ontem aconteceu-me uma cena curiosa. Fui acompanhar um familiar a uma consulta e pedi para assistir. Era a 1ª consulta. Através da máscara cumprimentei o colega, informando-o dessa qualidade.

Decorrida a consulta, a certa altura e perante os dados de um exame que ele tinha visto eu pergunto-lhe e constato que aqueles valores tinham ... e ele pergunta-me se eu sei ler análises, ao que lhe respondo que sei, sou médica, desta vez explicitando.

Até ali eu era uma colega profissional de saúde, assistente operacional, seria?

Nota - Pela minha especialização sempre trabalhei verdadeiramente em equipa. Às reuniões clínicas assistiam e participavam com a sua visão técnica todos os técnicos com formação diferenciada, e isso sempre foi uma mais valia para a qualidade da discussão. Mas isto é diferente.