terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Aconteceu...uma maldade feita a crianças

.
Durante as férias grandes, os primos iam passar uns dias a casa dos avós. .
Um dia foram com os avós passar o dia a uma quinta. Tão diferente da vida habitual da cidade! Muito espaço para brincar, e umas capoeiras com galinhas, pintos e coelhos.
Com as duas mãos em concha e com muito cuidado, pegavam nos pintainhos amarelos, depois nos coelhos, tão fofos como os bonecos de peluche com que brincavam.
De volta para casa dos avós, cada um trouxe um coelho, com que brincava como se de um amigo se tratasse.
.
Um dia acordam com uma má notícia. Um coelho tinha morrido, informou a avó. Ficaram tristes e choramingaram.
Dias mais tarde foi outro coelho, e passado uns dias o último também desapareceu.
Qualquer coisa fez com que os primos começassem a desconfiar, teriam comido os coelhos? E com horror confirmaram, que por sentido prático mas com insensibilidade lhos tinham servido à mesa. Tinham mesmo incorporado os amigos peludos!
.
Zangaram-se muito com a avó.
E durante anos nenhum deles conseguiu voltar a comer coelho.
.
Outro fim - depois do acontecido as crianças começaram "A negligênciar os estudos e tornaram-se vagabundas. Conta-se que se embebedavam e partiam vidros."* E nunca mais acreditaram nas avós.
.
* in O Elefante, Mrozeck

2 comentários:

  1. «Eureka»!!!
    Já descobri, mas ainda nem me zanguei. A sra que ia lá a casa realizar essas maldades vivia nas traseiras do palácio do dragoeiro! Nunca mais comi esses animais! Sinto-me exactamente 'vagabunda de mim' e ainda esta manhã 'Aconteceu partir mais um vidro?'
    Mas tb pode ser de ter demasiados a cobrir os quadros, não achas? Embebedar-me às vezes dava-me jeito.Mas nem sp o faço.
    As flores são naturais, pois claro!!! Poder-te-ia responder e comentar todos os teus 'Acontecimentos'
    MAS estou exausta neste princípio de 2011 e nesse tal fim desse 2010. Vou recuperar desejando esse Impossível de Melhor sequencial Ano Bom.

    ResponderEliminar
  2. "Esses animais", dizes tu. Tanto quanto julgo saber, nem destes nem de outros, excepção feita a alguns virús e bactérias que incorporas distraidamente. Haja saúde! Bjs

    ResponderEliminar

Convido a comentar quando lhe apetecer.