terça-feira, 28 de setembro de 2021

Fui ao cinema esta tarde.

Woody Allen são sempre mais do mesmo. E por isso não vale a pena ir ver? Não concordo. Woody Allen trabalha sempre a sua temática pessoal mas os filmes são muito bons e bonitos! Este que fui ver hoje passa-se em San Sebastian. Rifkins´Festival de seu nome.

Neste filme ele faz uma espécie de homenagem a realizadores europeus, através por exemplo de sonhos em que ele entra em cenas de vários filmes. Reconheci Claude Lelouch com a sua  música e cena de "Um Homem e Uma mulher", do Bunuel a cena à mesa do "Charme Discreto da Burguesia", do Godar "O Acossado" com o Jean Paul Belmondo recém falecido, julgo que a cena inicial com mulheres será do Fellini, e no final do filme o jogo de xadrez com a morte do Bergman. Talvez me escape algum.

Ele é representado por um velho badocha, Wallace Shawn com aquilo que do realizador já conhecemos. Vai a um festival de cinema, a mulher, jovem, tem uma paixão por um realizador novo  e termina com a separação. Ele também vai ter uma paixão mas que não avança, claro.

Tenho de voltar a San Sebastian, já lá fui há muitos anos quero rever.