segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Aconteceu...é pobre a comunicação dentro de algumas famílias

.
É muito impressionante a quantidade de pessoas que não falam com os seus próximos! Falar no sentido de comunicar mais do que a enumeração de coisas, falar no sentido de transmitir sentimentos, aceitar o outro nas suas ideias e poder debatê-las.
Muita gente pensa que "discutir" é gritos, berros, e até cortes definitivos. Por isso vivem as relações de forma superficial, sem nunca aprofundarem nada.
.
Nas conversas que tenho com crianças e jovens encontro muitas vezes um desconhecimento completo das suas origens, parentescos é assunto muitas vezes desconhecido, em que trabalham os pais também ignoram, já para não falar de coisas mais íntimas, como eram os pais na idade deles, ou, e isso ainda é mais frequente, como sentem as coisas que se passam com eles. São assuntos que nunca se falam.
.
Mas muitos pais afirmam que falam muito com os filhos, porque todos os dias lhes perguntam o que almoçaram na escola, ou se trouxeram trabalhos para fazer em casa e a pergunta sacramental do se se portou bem, sem que isso corresponda a mais nada do que à pergunta em si. No fundo, nestes casos, não há verdadeiro interesse pelo mundo da criança!
.
Com tantas disciplinas que há nas escolas, podia haver uma em que as crianças pudessem conversar, serem ajudadas isso, a ouvir, questionar-se, saber sentir os outros, intervir de forma construtiva...mas quem daria esta cadeira?

2 comentários:

  1. Boa pergunta!

    Há muito tempo, quando frequentei a Católica em Filosofia, lembro-me de pensar sobre uma das hipóteses de "saída", se houvesse essa cadeira.
    Mas acabaram com filosofia como cadeira "geral" até ao fim do 12º.

    ResponderEliminar
  2. Pois, isso de terem acabado com a cadeira de filosofia é empobrecedor e até criminoso.
    Mas será que é na filosofia que se aprende a ouvir e escutar os outros com afecto? E todos os licenciados em Filosofia o saberiam fazer? Conheci vários licenciados em Filosofia e a dar aulas, que eram profundamente loucos. É uma área que dá para esplanar e até sair dos carris.
    A minha pergunta terá resposta?

    ResponderEliminar

Convido a comentar quando lhe apetecer.