segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aconteceu...que mais depressa se descobre um mentiroso do que um coxo

.
Um dia destes, um jornal on line que recebo, propriedade de um laboratório da indústria farmacêutica, trazia um artigo muito superficial cujo título era "As crianças que mentem são mais inteligentes".
Encolhi-me toda. Fiquei com medo que as famílias dos mentirosos fiquem cheias de orgulho neles.
.

Na infância temos de situar tudo dentro da fase do desenvolvimento em que a criança está. Há coisas que são normais em certas idades mas passam a ser patológicas noutras.
Por volta dos 3-4 anos de idade, a possibilidade do uso da palavra abre novos mundos à criança. E permite-lhe construir um imaginário, que por vezes ela pode confundir com a realidade. Embora existam várias teorias, é mais ou menos aceite que a distinção completa da fantasia e da realidade só se fará completamente mais tarde, lá para os 6-7 anos. Daí não ser correcto dizer às crianças pequenas que ela é mentirosa.
Ultrapassada esta fase, a mentira é mesmo mentira, construção voluntária de um "mundo" falso do qual se quer tirar um proveito qualquer, nem que seja para se parecer mais do que é.

Pode ser de tal modo frequente que entrará no campo do patológico.
..
Que dizer de um adulto como o 1º Ministro do meu País que começa por dizer que foi convidado para estar com o Chico Buarque quando afinal foi ele que pediu para conhecer o Chico? Não, nesta idade já não se pode considerar normal. Depois admiram-se que ele apareça tantas vezes retratado com o nariz do Pinóquio.
.

2 comentários:

  1. ah,ah.
    LOLOL
    Que desfecho!!!!!

    A primeira parte inquietante ...
    A do "nosso" 1º, rio para não chorar.
    Não me apetece!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Pois, estamos muito bem servidas!
    Top musical - é mentira, é mentira, é mentira sim senhor...e blá, blá, blá, blá

    ResponderEliminar

Convido a comentar quando lhe apetecer.