domingo, 25 de abril de 2010

Aconteceu...numa reunião da Comissão de Moradores

Falta fazer uma recolha de situações cómicas e ridículas que aconteceram no post 25 de Abril, fruto de muito entusiasmo e uma liberdade ainda mal interiorizada.
Aqui vai uma história que vivi em 1974-75.
.
A Comissão de Moradores de uma freguesia de Lisboa foi constituída meses mais tarde do dia que hoje festejamos. Bastantes membros, licenciados, militares, alguns trabalhadores e poucos operários. Eu era estudante universitária e havia mais alguns estudantes. Estavámos todos muito entusiasmados com o 25 de Abril e com a nossa função de pensar e o que fazer para melhorar a freguesia onde morávamos.

Assim, certa noite de reunião, que como de costume acabava de madrugada, chegámos à conclusão que o trânsito não estava bem ordenado, que havia ruas por onde os carros circulavam que não deveriam ter aquele sentido, outras nem deveriam permitir a passagem de veículos.

E se o pensámos, foi para pôr em marcha o projecto. Qual quê inserir essa ideia no projecto global da freguesia, articular com a Comissão Administrativa da Junta da Freguesia ou outra coisa qualquer! Pensou-se, está pensado e é para fazer já!

Saímos da reunião e fomos então "ordenar" o trânsito, arrancando os sinais de trânsito existentes do seu lugar e instalando-os onde as nossas cabeças bem pensantes tinham estabelecido.
.
Agora imaginem o que foi de manhã, com as pessoas a sair de suas casas e a encontrarem os seus habituais caminhos todos trocados!

3 comentários:

  1. e, porque isso aconteceu,ficámos todos com o rei na barriga! Tinha uma Dyane e estive a barrar o transito com "ela" com 1 amiga dentro, que como nós era "rainha" noutra freguesia.
    Não permitir e decidir foi uma Ordem. Mas, digo-te que o carro parecia o barco para a Berlenga tb nessa época. Abanaram-no e abanaram, e hei-de lembrar-me do final um dia...sei que resisti e tive em simulTâneo medo.

    ResponderEliminar

Convido a comentar quando lhe apetecer.