terça-feira, 13 de junho de 2017

A avó e o neto - cena de praia


Enquanto fui comer qualquer coisa ao bar da praia, uma avó e outra senhora instalaram o guarda sol perto de mim. Com elas vinha um neto, só percebi que era rapaz quando lhe chamaram pelo nome, gorducho e com alguns 15 meses ou menos. Andava mas não falava, expressava-se bem pelo gesto.
Chegadas do passeio à beira mar, está no hora do lanche do menino.
A avó começou a preparar o iogurte pequenino, à primeira colher o miúdo estica o braço e demonstra não querer. Levou um tapa, leve, na mão e o esperado "olha que a avó dá tautau. Seguiram-se truques certamente usados por muitas mães e avós, concentrando-lhe a atenção e desconcentrando da comida, que, paulatinamente vai entrando. Ouvi que o tio vinha, que a mãe vinha, que o Fabinho vinha, que a Rosinha vinha e muitos outros que chegariam.
A certa altura oiço dizer que vem aí o cão dar-lhe umas mordidas no rabinho, sim que tu tens medo do cão, não tens? e assim dois iogurtinhos marcharam. Já com o miúdo em pé, agarrado à avó, a brincadeira era de levar tautau no rabinho com o chinelo. E quase sem força lá ia a havaiana dar uns tapas no rabinho. O miúdo até esboçava um sorriso mas tem mesmo alguma piada?