quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

As árvores morrem de pé - teatro


Durante uma estadia da minha prima Elisa, Setembro-Outubro 2016, que não aprecia muito o mesmo género de espectáculos que eu, levei-a e fui pela 1ª vez ao Teatro Politeama ver a peça "As Árvores Morrem de Pé" de Alejandro Casona.
Sempre me lembro de ouvir o dramatismo que a minha avó Elvira punha na frase final da peça, e que é o seu título.
Foi com surpresa que vi que o Filipe La Féria conseguiu encenar a peça como uma comédia, bastante divertida. Entre outros com Carlos Paulo, Maria João Abreu, Ruy de Carvalho e Maria Manuela, a substituir a Eunice Munoz que entretanto adoeceu.

Tudo começa numa organização que pretende fazer o bem com poesia e criatividade. Chega um dia ao escritório um velho com um pedido surpreendente: tinha um neto que se tornou num rufia, mas a avó não sabe. Ao longo de vários anos o marido foi-a enganando e escrevendo cartas supostamente do neto a dizer que se tinha emendado e tornado num famoso arquitecto. Mas um dia o neto verdadeiro telegrafa a dizer que chega, mas acaba por morrer no afundamento de um navio. O velho lembra-se então de pedir à organização que coloque na sua casa um casal, fingindo que se trata do neto e da mulher.
Tudo corre bem, a velhota parece não se aperceber de nada, até que chega o verdadeiro neto que afinal não viajara no navio naufragado e está vivo. (retirado do anúncio da RTP aquando da programação desta peça com tinha com Palmira Bastos no seu papel de avó).

Alejandro Casona, escritor espanhol (1903-1965), considerado um inovador do teatro espanhol tal como Frederico Garcia Lorca, exilou-se durante a guerra civil de Espanha na América do Sul, onde continuou a escrever. Regressou depois da morte de Franco, em 1963. 

Jorge Pinheiro - Exposição


Em Serralves, 29 Out 2017. "Jorge Pinheiro: D'Après Fibonacci e As Coisas Lá Fora".
Não conhecia bem a obra deste pintor. Foram os meus primos Pedro e Floriza que me motivaram e com quem fui. Muito interessante!

https://www.serralves.pt/pt/actividades/jorge-pinheiro-d-apres-fibonacci-e-as-coisas-la-fora/

https://www.dn.pt/lusa/interior/serralves-coloca-obra-de-jorge-pinheiro-em-dialogo-com-arte-contemporanea-8773727.html 

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Ivone, Princesa de Borgonha - Espectáculo


Mais uma peça de teatro, desta feita pelo Teatro Do Bairro e que terei visto num domingo de Abril.
Uma comédia divertidíssima, bem interpretada, "feita à moda da tragédia clássica, com 5 actos...parece mais leve do que realmente é, bem mais profunda e complexa do que aparenta ser, talvez num movimento palaciano de dissimulação dos horrores sobre os quais assenta todo o poder..." - Luísa Costa Gomes que também a traduziu. De Witold Gombrowicz.

SINOPSE

O Príncipe Filipe sofre de fartura. Mimado pelos pais, tem tudo e ainda pode ter mais. As mulheres mais belas, é só querê-las. Uma educação esmerada. Um futuro brilhante. Quando lê no horóscopo que a partir das sete da tarde as estrelas propícias lhe oferecerão iniciativas de grande envergadura, prepara-se para o encontro com o destino. Porque vai encalhar, horrivelmente excitado, numa aventesma queda e muda como Ivone? O mais surpreendido de todos é o próprio príncipe. Descobre que existe no mundo uma alma gémea cuja principal tarefa é enfurecê-lo do desejo de lhe fazer mal. Ivone, no seu silêncio obtuso, na sua estupidez natural, depois no seu desejo sem dissimulação, na sua impossibilidade de jogar o jogo, assustadiça e bicho de mato, tão espontânea no não, como no sim, é talvez o irredutível selvagem que todos queremos e tememos ser. O Príncipe, perante a troça dos amigos e a perplexidade dos pais, decide casar com ela. 
Feita à maneira de uma tragédia clássica, IVONE tem os seus quatro actos e acaba necessariamente mal. Basta dizer que bestialidade, selvajaria, idiotice e falta de sentido não param de crescer ao longo da peça.
Sinopse Retirada do anúncio.

https://youtu.be/y1UAF1fSEF8

O sr. Ibrahim e as Flores do Corão - Espectáculo


No Teatro Meridional, esta peça de Eric-Emanuel Smittt maravilhosamente interpretada pelo Miguel Seabra. Julgo ter visto em Maio 2017, nos 25 anos do grupo.
Já era espectadora atenta deste grupo mas a actuação do Miguel Seabra apaixonou-me.
A voz dele, as vozes dele melhor dizendo, para o meu ouvido foi música para o meu ouvido.
"Em Paris, nos anos 60, Momo, um rapazinho judeu de onze anos, torna-se amigo do velho merceeiro árabe da rua Bleue. Mas as aparências iludem: o Senhor Ibrahim, o merceeiro, não é árabe, a rua Bleue não é azul e o rapazinho talvez não seja judeu."

A importância dos tutores de resiliência aos quais nem sempre lhes damos na altura valor e aos quais nem sempre lhes conseguimos um dia falar disso. às vezes é tarde demais...
Sei e sinto bem o que isso é, digo eu, com alguma mágoa. 

https://ionline.sapo.pt/563608

Viajantes Solitários - Espectáculo


Em Minde tenho tido muitas surpresas. Esta foi um espectáculo inserido no Festival de Materiais Diversos,criado pelo Tiago Guedes e onde vi coisas interessantíssimas e novas. 
Este, que vi em Setembro de 2017, fez-me conhecer o Teatro do Vestido e o trabalho da Joana Carvalheira, que tento desde então seguir.
Inovador, o palco dentro de um camion TIR, o texto e a partilha da refeição.
Segui bastantes filhos de camionistas TIR e nunca tinha imaginado estas fragilidades nestes homens. Foi também muito importante por isso.
Descobri um youtube deste espectáculo em Loulé, que aqui deixo.

https://youtu.be/_Xl9QYI3YZU



Canas 44 - Espectáculo


Fui vê-lo à sala Estúdio do Teatro D. Maria II em 28 de Janeiro 2018. A Leonor Keil e a Rafaela Santos.
Aderessos da Lira (Keil)

http://www.tndm.pt/pt/calendario/canas-44/
ou no FB,
https://pontovirgula.pt/cultura/?noticia=canas44&fbclid=IwAR15gQD-G0sBfrFkFe1jxN6TT_iDOd2bX35xmPqhTLhvo3jA2Nq3NxtRuBE
Fotos muito bonitas.

Espectáculo interessante e bonito esteticamente falando. O que fica e o que desaparece em Portugal, as mudanças.
A Leonor morava em Canas de Senhorim e veio morar para Lisboa. A Rafaela pelo contrário, foi morar para Canas de Senhorim.
Uma da dança, outra do teatro, misturas perfeitas. 44, a idade de ambas.

Arrumar papéis


Estou a arrumar papéis.
Entendo agora sem dúvida que não se pode guardar tudo. Deixar trabalho para os outros não é justo.
Porque não quero ficar sem as referências para memória futura, a minha, vou aqui escrevendo algumas coisas.