.
Os jardins e parques, para além das árvores e flores, são espaços muito adequados que servem para terem esculturas, maiores ou pequenas mas que se enquadram ficando fazendo corpo com a paisagem. Refiro-me a escultura moderna, de pedra ou aço que suportam qualquer tipo de clima. Muitas vezes essas exposições são transitórias, deixando os espaços vazios quando elas os abandonam.
Um espaço espantoso é o Parque National De Hoge Veluwe que rodeia o Museu Kröller-Müller, na Holanda. Só pode ser visitado a pé ou de bicicleta que é distribuída no local onde se parqueia o automóvel. E no meio de um espaço imenso, esculturas modernas (escultores nascidos no século 20), umas tamanho pessoa outras enormes, funcionam como se também da terra ali tivessem nascido.
A escultura colocada ao ar livre estabelece com quem as vê, uma relação de proximidade diferente.
.
Os jardins da Gulbenkian têm algumas, nenhuma gigante, mas é um espaço muito agradável.
.
Também Serralves já fez algumas exposição de esculturas gigantes, instaladas no seu parque. A maior parte estiveram em exposições limitadas no tempo, mas mantém algumas que, porque permanentes, fazem parte do corpo do jardim.
.
Um espaço muito bonito em Lisboa, e quase desconhecido das pessoas, é o Parque Saúde de Lisboa, antigamente conhecido pelo Hospital Júlio de Matos. Um enorme jardim com árvores enormes entremeadas por espaços verdes com arbustos.
Já por várias vezes foi palco de esculturas ao ar livre, refiro uma em que em todas elas eram integradas camas de ferro, das que antigamente eram usadas no hospital. E outra com esculturas de ferro, realizadas por um psiquiatra-escultor.
.
Aliás este último transformou o largo da estação de caminho de ferro de Sines com uma dúzia delas. O largo ficou um museu ao ar livre. Não sei se ainda lá estão, mas que mereciam estar, mereciam.
.
Em Vilamoura, no Cerro da Vila, espaço de escavações arqueológicas, dez esculturas gigantes misturam-se com os restos antigos e o verde do campo e relva. Vale bem a visita. Pena que também seja transitória, acabará em Outubro.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Convido a comentar quando lhe apetecer.