domingo, 22 de março de 2020


8º dia de isolamento social (COVID-19)

Covid-19 nas prisões superlotadas do Brasil e o perigo de contágio


(...) "Imagine-se uma cela de quatro metros quadrados, praticamente sem luz natural nem circulação de ar, ocupada por duas dezenas de pessoas. É impossível que todos se deitem ao mesmo tempo para dormir. Alguns são amarrados às grades para não caírem durante o sono como se fossem morcegos(...)" "Esta é a realidade de sobrelotação" (...)

in Público


sábado, 21 de março de 2020


6º e 7º dia de isolamento social (COVID-19)

Os dias passam, é um tempo  tão diferente!


Lisboa Ainda

Lisboa não tem beijos nem abraços
não tem risos nem esplanadas
não tem passos
nem raparigas e rapazes de mãos dadas
tem praças cheias de ninguém
ainda tem sol mas não tem
nem gaivota de Amália nem canoa
sem restaurantes, sem bares nem cinemas
ainda é fado é poemas
fechada dentro de si mesma ainda é Lisboa
cidade aberta
ainda é Lisboa de Pessoa alegre e triste
e em cada rua deserta
ainda resiste.

Manuel Alegre
20 Março 2020



quinta-feira, 19 de março de 2020


5º dia de isolamento social (COVID-19)

A vida continua para alguns, outros...
Adeus Pedro Barroso. Arrependo-me de não te ter ido ouvir ao Cineteatro Virgínia em Dezembro. Deixas a tua música e as palavras.
Com a tua casa tão perto de Minde, terra que tem uma língua, antes dialecto minderico, cantaste-o. 






quarta-feira, 18 de março de 2020


4º dia de isolamento social (COVID-19)


Hoje estive parte do dia a ler. Ler em voz ciciada, só para mim. Para melhor captar o som, o ritmo e o sentido.

(...) É um mundo que começou a enlouquecer, disse de repente, sem preparação. Um mundo eficiente, de silêncio total, em que ninguém mais fala com ninguém. As pessoas estão sentadas, ombro contra ombro, à espera, mas o objectivo da espera é sempre falso, o autocarro, o comboio, o avião, porque todos os lugares são iguais e nada é diferente em parte alguma. E enquanto se espera o silêncio cresce, vai ficando sempre mais denso e mais pesado, e algumas pessoas começam a ficar inquietas, porque de repente percebem que estão bloqueadas, dentro de caixas de vidro, o universo é um conjunto gigantesco de sucessivas caixas de vidro, e elas apenas transitam, ou são transportadas, de umas para as outras, casas, escritórios, autocarros, hospitais, aeroportos, aviões, transatlânticos, é inútil percorrer milhões de quilómetros porque o mundo fica sempre cada vez mais longo, é como se flutuassem, imponderáveis, num espaço vazio, os seus pés não assentam mais sobre a terra, correm seis dias sobre escadas rolantes e tapetes rolantes e no sétimo dia ficam parados sobre uma alcatifa, e o mundo que não tocam mais vem até elas apenas em imagens, dentro da televisão-caixa-de-vidro. (...)

In O Silêncio de Teolinda Gersão.

terça-feira, 17 de março de 2020

3º dia de isolamento social (COVID-19)

Já há bastante tempo deram-me o CD de Arvö Part, Orient Occident. Composto em 2000. 
Hoje resolvi começar o dia a ouvi-lo.

Enquanto retirava o pequeno livro que o acompanhava, a música começou a tocar. Senti um enorme incómodo, uma melancolia que me invadia e assustava.
Podia estar no cinema. Um filme estranho, uma cena inquietante e triste...como este período que agora estamos a viver.

A música de Arvo acompanha-se de um texto místico que a situa. Este o começo, que ponho em francês porque é a língua que domino melhor. 

Je lève les yeux vers les montagnes:
d´où le secours me viendra-t-il?
Le secour me vient du Seigneur,
l´auteur des cieux et de la terre.
-Qu´il ne laisse pas chanceler ton pied
Que ton gardien ne somnole pas!-
Non! il ne somnole ni dort,
Le gardien d´Israël.
Le Seigneur est ton gardien.
Le Seigneur est ton ombrage. Il est à ta droite.
De jour, le soleil ne te frappera pas,
ni la lune pendant la nuit.
Le seigneur te gardera de tout mal.
Il gardera ta vie.
Le Seigneur garderates allées et venues,
Dès maintenant et pour toujours.

https://youtu.be/FJ1WPNJz6ps





segunda-feira, 16 de março de 2020


2º dia de isolamento social (COVID-19)


Em 2007 fui integrada numa viagem organizada pela Cooperativa Árvore à Turquia. Foi muito interessante, bem organizada, com uma grande volta pelo país. 
Em Istambul ao visitar o Palácio Topkapic, o meu primo Paulo disse-me que havia um filme muito giro que tinha sido filmado ali. Fiquei com o bichinho atrás da orelha, como se costuma dizer.
Pois ontem vi que tinha passado num canal de cabo há dias. Resolvi ainda antes do almoço vê-lo.
Trata-se de um roubo de um dos tesouros aí depositados, no caso uma faca cujo punho e bainha cravejadas de esmeraldas. Podia ter sido o Arsène Lupin mas aqui foi um grupo de 5 pessoas. Uma história muito bem contada e um final delicioso.
Filme de 1964, prende-nos ao écran, uma dinâmica, um suspense, imagens bonitas de Istambul, do Palácio e do tesouro e boa representação.
Dirigido por Jules Dassin, com um elenco de peso, cito dois, Peter Ustinov e Melina Mercuri. 

O mais importante na área da solidariedade foi ter posto no Facebook, tal como muitos outros colegas, a minha disponibilidade para responder por mensagem a dúvidas que as pessoas possam ter perante sintomatologia que não seja claramente do Covid-19.
Ainda nesse dia respondi a 3 pessoas que com facilidade e através da história contada se excluía essa possibilidade. 




domingo, 15 de março de 2020


1º dia de isolamento social (COVID-19)

Como de costume acordei e abri o tablet. Ouvi as notícias da TSF, li o jornal, passei os olhos pelo FB,  e levantei-me.

Para manter as articulações funcionais e porque o ginásio está fechado (já há 1 semana que por precaução não ía), procurei no youtube uma aula de alongamentos. Encontrei, 10 minutos, serve. Estava eu a cumprir as indicações da professora quando oiço o tlim do WhatsApp, uma foto da minha nora e o meu neto a fazerem uma aula de Pilatos pelo skype. Outra que está a querer manter a rotina. 

É hoje que irei acabar o artigo para a exposição das obras do meu Pai? Estava quase acabado mas estava com dúvida onde colocar no texto dois agradecimentos. 
Demoro sempre muito a pensar no que escrever.  Saindo da ordem telefonei à artista. Ela fez uns fechos para uns colares. Uma pequena conversa, julgo ter entendido que outro artista pode trabalhar por cima de uma obra já feita. 

Tinha pensado que poderia ver um filme por dia, ouvir um disco, ler. Mania de programar!

A seguir ao almoço acabei o livro do Chico Buarque "Essa Gente". É um livro quase escrito como diário, que se lê tão bem! Dei por mim a pensar o que é escrever bem. Todos os livros traduzidos que comprei no Brasil irritaram-me imenso. Mal escritos, ou melhor mal traduzidos. Há muito que li clássicos brasileiros sem ter sentido esse incómodo. 
Chico ganhou com este livro o Prémio Camões que lhe seria entregue a 25 de Abril 2020. Mesmo sem a assinatura do Bolsocoiso.
Ninguém estava à espera do Covid 19, não vai haver nessa data.

Muito telefonam as pessoas, muito mais do que nos dias banais, que se passam vários  seguidos sem que só fale com uma ou duas pessoas. 
Dou-me conta que esta situação de ficar em casa, que a mim não me incomoda nada, não é vivida da mesma forma por muita gente.

Uma ida ou outra ao FB. Tinha-me prometido a não ouvir mais notícias durante a tarde. E foi ao fim do dia que liguei a televisão. Parece-me que será necessário mão mais forte nas limitações impostas para tentar limitar a pandemia. Veremos...

Uma série que gosto de "Cândice Renoir", um espectáculo que o Salvador Sobral e o André emitiram via FB  e  um excelente bailado Y Olé! Coreografo José Montalvo, que revisitou a sua infância em Espanha, fazendo uma viagem do flamengo ao hip hop na RTP2, fez o serão.

Era suposto bater palmas aos técnicos de saúde  à janela às 22 h E não é que me esqueci?