Acabei de ler na revista do ACP que aumentou mais de 60% o número de condutores apanhados a conduzir sem carta de condução válida. O aumento de vigilância policial devido à pandemia e confinamento deu este resultado. O artigo só fala em cartas de condução, como será com o seguro automóvel?
Lembrei-me de um miúdo que segui na minha consulta, muito nervoso e com uma relação difícil com o pai. Pai este que já tinha estado preso por duas vezes por ter sido apanhado a conduzir sem carta.
E foi aí que percebi, em casa quem tinha carta de condução era a mãe, mas chegados ao carro o pai tomava o volante alegando que a mãe conduzia mal. E o filho ficava em pânico. Cena diária.
Foi curiosa a explicação do pai, digna de um machista. As mulheres conduzem mal, dizia. Nem deviam tirar a carta. Antigamente um dos insultos às condutoras era que deviam ficar em casa a cozer meias.
E por machismo, terei verificado neste pai outros comportamentos como os maus tratos físicos? Sim, o que ele fazia eram maus tratos psíquicos!