quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Aconteceu...que com o olhar fiquei mais rica

.
.
Faz parte da colecção do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, um tríptico "As Tentações de Santo Antão" de J. Bosch, que é uma obra interessantíssima. Povoado de figuras estranhas, "o monstruoso, o grotesco, o demoníaco, o escatológico, através de um reportório iconográfico dominante na sua pintura, profundamente religiosa e moralizante (não "herética" nem "surrealista"), dedicada à exploração dos exemplos morais da vida penitencial dos eremitas ou aos fins últimos da humanidade, como o de uma ideia, doutrinal, para o fim dos tempos."  

.
Agora estão em exposição, até 25 de Setembro, mais dois trípticos da mesma escola que pertencem ao Museu de Bruges. Lado a lado, estão todos na mesma sala.

.
A  exposição chama-se Confrontos, Bosch e o seu Círculo.




Já tinha tido a ocasião de ver os quadros agora expostos, quer o "nosso", quer os outros numa viagem há bastantes anos a Bruges.
.

Mas nesta há a possibilidade de se ver um vídeo, com os pormenores aumentados. Nunca os tinha visto assim tão bem. São tão interessantes!

O que me aconteceu? É que chegada aos quadros, eles parecem pequenos. Como tinha sido possível nunca ter visto de forma tão clara, aquele mundo imaginário, visionário e onírico como o designam também? Honra seja feita às novas tecnologias.

Uma visita a não perder.
Ou melhor, duas, a exposição e a vista linda sobre o rio Tejo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Convido a comentar quando lhe apetecer.