domingo, 6 de junho de 2010

Aconteceu...Partos on line. Onde está a intimidade? Os limites? O espaço para fantasiar? Para pensar?

.
Parece que é moda no Brasil transmitir os partos pela internet para familiares e amigos!
.
Vivemos momentos de pouca intimidade e ausência de limites.
"Nem 8 nem 80" diria a minha avó Elvira, quanto se referia a novos usos e costumes.
.
Mesmo na minha profissão, o tipo de patologia que nos procura alterou-se completamente. E o tipo de sociedade em que vivemos não é certamente alheio a isso.
Hoje as queixas são de sintomas externalizados. São as alterações de comportamento, as hiperactividades, (não, não foi engano, não há só um tipo de hiperactividade, mas lá que há muitas crianças demasiado mexidas, "sem rei nem roque" como diria outra vez a avó, lá isso há).
.
O lugar para a fantasia está a diminuir? Ou a fantasia passa a estar assente na realidade? Mas esta o que é?
Quase tudo é partilhado, sem limites organizadores. Tudo é pouco pensado e muito agido.
.
Há 33 anos era eu uma jovem e durante o parto do meu 1º filho, o meu marido fez umas fotografias. O laboratório de fotografia, sim que na altura as máquinas não eram digitais, não as revelou, desculpando-se que era material pornográfico.
Ainda bem, digo eu hoje, um momento meu, tão íntimo, porque havia de ser partilhado? "Isto é a avó"? Perguntaria o meu neto Vicente. "Mas onde estão os olhos?"

2 comentários:

  1. Que interessante esta me ter passado...
    Talvez por causa das latas, dos feijões, do grão e tudo mais.Poderia dizer:-adoro este teu poema.Bem sei que não é poema e tu bem sabes das misturas que o meu cérebro produz. Pouco ou nada solenes de espaços e tempos do e de português, opostas ao teu ser lacónico que te chama teu filho. Liguei-o aos pastores, às ovelhas e aos rebanhos;-li há anos que até os animais se recolhiam para parir.
    Em inglês isto chamar-se-íam as «bounderies» e/ou «frames». Nós poderíamos chamar molduras, e enquadramentos. Até as pinturas sem moldura estão quase sempre enquadradas pelo autor, o tal que é pai e mãe da obra.
    Aqui também tenho ainda rebanhos e partos pelo que te hei-de falar em directo.

    ResponderEliminar
  2. esta e outras. Nem tu sabes, se calhar, a missa, nem metade dela! Fica para outro post, não vou contar agora.

    ResponderEliminar

Convido a comentar quando lhe apetecer.